Cattleya Substrato – Os 5 melhores para essa orquídea!
Saber qual tipo de substrato usar na sua cattleya é extremamente importante para o desenvolvimento dessa orquídea! Mas qual usar? Nesse artigo você vai descobrir 05 opções de substrato para usar na sua cattleya passo a passo!
Veja esta dica rápida em formato de web story clicando na imagem abaixo:
Cattleya, Substrato certo sem errar:
Antes de mais nada é importante ressaltar que essa espécie de orquídea na sua grande maioria NÃO são Terrestres, por isso não use terra vegetal ou de outro segmentos para plantar a Cattleya.
Porque isso vai sufocar suas raízes e você vai perder essa orquídea. Para plantar a cattleya você pode usar os seguintes substratos:
1 – Pedra Brita no Fundo vaso:
2 – Carvão Vegetal:
3 – Esfagno Seco:
4 – Chips de Coco:
5 – Casca de Pinus:
Além disso, É importante ressaltar que é recomendo sempre usar a pedra brita no fundo do vaso da orquídea cattleya como camada de drenagem. Além disso, você pode fazer uma mistura com esses 5 substratos. A sugestão é;
1 – Para regiões muito quentes você pode usar 30% de pedra brita, 30% de casca de pinus, 20% de chips de coco e 5% de esfagno e 15% de carvão vegetal.
2 – Para regiões mais frias evite usar esfagno e chips de coco porque eles retêm água e no frio a evaporação é lenta, por esta razão use 50% de pedra brita, 30% de casca de pinus e 20% de carvão vegetal.
Lembre-se, essa é apenas uma sugestão!
Pontos importantes na hora de plantar a Orquídea Cattleya:
Apesar disso, e de extrema importância que você não cubra o rizoma desta orquídea na hora de colocar o substrato no vaso. Essa prática pode sufocar a orquídea cattleya e você pode perdê-la.
O rizoma fica localizado aqui:
Por fim, Cubra apenas a raiz, e não se esqueça de limpar o substrato como mostro nesta dica abaixo!
Sobre o local onde plantar as cattleyas você pode usar os Vasos de:
> Barro
> Plástico
> Terracota
> Cachopo
> Troquinhos ou bolachas
Gostou dessa dica?