Orquídea Chuva de Ouro: Característica e Cuidados!
Orquídea Chuva de ouro atraem muitos olhares por suas flores lindas! Além disso, outra característica da orquídea Chuva de ouro são suas florações numerosas que chegam a ter mais de 60 flores de uma única vez!
Porém se você comprou ou ganhou esse tipo de orquídea e agora quer saber como gerar muitas flores nelas, Veja essa dica ou os Web Stories abaixo:
Orquídea chuva de ouro Características:
Antes de mais nada é importante saber que a orquídea Orquídea Chuva pertence ao gênero de orquídeas Oncidium.
Elas são plantas sul-americanas com uma grande influência desde o México até toda américa do sul. Hoje existem mais de 330 espécies de orquídeas oncidium catalogadas com cores que vão além do amarelo!
Por exemplo:



Além disso, elas são na sua grande maioria plantas epífitas, para saber mais sobre esse tipo de planta veja essa dica:
Contudo você pode encontrar algumas que também são terrestres que podem ser plantadas na terra. Mas pergunte ao produtor antes de comprar.
Agora que você já sabe um pouco das características dessa orquídea, vamos aos cuidados!
Os cuidados que faz essa orquídea dar Flores!
“Antes de tudo se você já é nosso aluno do “Curso sobre como fazer qualquer orquídea florir muito!” Basta aplicar os cuidados já ensinados no curso!“
Para ter sucesso no cultivo da orquídea chuva de Ouro você deve em primeiro lugar preparar um LOCAL para deixá-la!
É aqui onde 70% dos cultivadores erram e perdem suas orquídeas! As orquídeas precisam de um ambiente que lembre o seu local de origem.

Como elas são plantas na sua grande maioria de florestas úmidas e tropicais é importante que você forneça um ambiente Semelhantemente ao de origem! Por esta razão a orquídea Chuva de Ouro precisa de um ambiente que tenha pelo menos de 30% a 60% de umidade.
Contudo, se você tem poucas orquídeas e quer manter a umidade ao redor delas nos dias quentes e secos, coloque toalhas molhadas ou um vaso com pedra brita e água do lado de sua orquídea, mas nunca embaixo dela.
Mas se você tem um local específico para elas, use um pedaço de manta bidim no chão para molhar nos dias quentes ou forre o chão com pedras britas, isso vai ajudar muito!


E além disso a temperatura precisa ser próxima dos 12°C a 16°C durante a noite e 26ºC a 30°C durante o dia, e precisa ter uma boa ventilação!
Rega e substrato Corretos:
Como falamos acima, essa é uma orquídea epífita, por isso você pode ficar à vontade para plantar ela em árvores e troquinhos. Porém se optar por cultivo em vasos, você pode usar tanto de barro como de plástico. Mas como ela é uma orquídea de crescimento simpodial use essa técnica de plantio abaixo:
A sugestão de substrato é:
> 40% de musgo esfagno
> 30% de carvão
> 30% de casca de pinus media.
> E pedra brita no fundo vaso.
Por fim vamos a rega…
Elas precisam ser feitas com cautela, isso porque essa orquídea possui Pseudobulbo que tem a capacidade de armazenar água e nutrientes!

Ao contrário por exemplo da orquídea Phalaenopsis que não tem essa estrutura, por isso elas precisam de menos frequência de rega para não apodrecer os pseudobulbos.
Para te ajudar a descobrir a Hora de regar Veja essa outra dica:
Adubação e Iluminação:
A iluminação precisa ser indireta caso contrário suas folhas vão queimar ou ficar amarelas. Sobre adubação você pode usar tanto a orgânica como química.
Caso opte pela química, você pode usar o NPK: 10 10 10 em todos os períodos, mas não use ele durante a floração!
E sobre adubação Orgânica use essa maravilhosa receita abaixo:
Dicas Bônus:
Não fique trocando o vaso da sua orquídea toda, isso não ajuda ela a gerar flores! O recomendado é trocar de vaso a cada 2 ou 3 anos. Ou em caso mais importante que é quando o vaso está pequeno demais ou por motivos de doença ou substrato velho demais!