Orquídeas Terrestres
|

Orquídeas Terrestres – Características, plantio e cuidados!

Orquídeas terrestres como identificar? Uma das perguntas mais frequentes que recebo é: Pode usar a terra para plantar orquídeas?  E a resposta é: Depende da espécie que você tem!

Antes de tudo é importante ressaltar que existem 6 tipos de plantio de orquídeas. Entre elas estão as mais comuns que são as orquídeas epífitas, as quais são as mais populares que encontramos no mercado. 

Essas orquídeas NÃO são plantadas na terra. Ela tem uma estrutura na raiz chamada velame que captura a umidade do ambiente, realiza fotossíntese, e é extremamente esponjosa. Colocar terra sobre ela vai sufocar sua raiz.

Velame estrutura da raiz da orquídea

Orquídeas Epífitas

Além disso, vai contra sua estrutura, porque essas orquídeas são adaptadas pela natureza para viver com suas raízes livres, as famosas “Raízes aéreas”. Entre essas orquídeas por exemplo podemos destacar as orquídeas:

orquídea phalaenopsis

orquídea cattleya

orquídea dendrobium nobile

orquídea vanda

orquídea miltonia

Mas então quais são as orquídeas da terra? Veja agora como identificar elas e além disso veja 6 espécies diferentes que ficaram lindas no seu orquidário.

Orquídeas Terrestres Características:

As orquídeas terrestres crescem no subsolo na natureza. Este solo é especialmente composto por matéria orgânica como húmus e folhas caídas que contribuem para o desenvolvimento das plantas!

Orquídeas Terrestres

Ao contrário das raízes das orquídeas epífitas, as orquídeas terrestres possuem raízes semelhantes às de outras plantas. Contudo ela tem origem na sua base são mais estreitas e alongadas  e sua extremidade é branca.

O grande diferencial é que elas são cobertas densamente de pelos para garantir absorção de umidade presente nas partículas menores do solo.

Orquídeas Terrestres

Como plantar uma orquídea da terra:

Em primeiro lugar, prepare um bom substrato para plantar as Orquídeas Terrestres. Ele Não pode ser uma terra pesada ou compactada, mas sim um solo leve a sugestão é usar:

      • Terra vegetal

      • Húmus ou esterco curtido

      • Casca de pinus

      • Carvão em pedaços pequenos

    Coloque todos esses substratos em um recipiente e misture eles bem. Mas antes de plantar sua orquídea faça uma camada de drenagem com pedra brita ou argila expandida média.

    Orquídeas Terrestres

    Em seguida coloque um pedaço de tnt, assim quando você adubar sua planta os nutrientes não vão embora quando você molhar ela.

    Como cuidar das orquídeas terrestre:

    Antes de tudo é importante ressaltar que os cuidados das Orquídeas Terrestres são semelhantes aos das orquídeas epífitas. Você vai precisar fornecer os seguintes cuidados:

    1- Orquídeas Terrestres Temperatura ideal:

    Orquídeas Terrestres temperatura ideal

    Não apenas orquídeas terrestres, mas todas as orquídeas devem ter ventilação adequada. Assim sua orquídea ficará mais resistente e bonita.

    Por outro lado para fornecer a temperatura ideal para este tipo de orquídea, consulte as informações a seguir:

    > A maioria é muito tolerante ao frio.
    > Durante o frio intenso, eles ficam dormentes por um ano sem florescer.
    > Embora isso possa parecer uma desvantagem, a maioria das orquídeas corre o risco de morrer no frio extremo (12ºC ou menos), enquanto as orquídeas terrestres sobrevivem.

    2- Adubação para esse tipo de orquídea:

    adubação para usar nas Orquídeas Terrestres

    A princípio orquídeas terrestres geralmente não requerem fertilização frequente. Isso acontece porque a grande maioria dos nutrientes que elas receberão virão do substrato e do solo em que forem cultivadas.

    Porém se você quiser adubar suas orquídeas terrestres, recomendo usar um adubo balanceado. A sugestão é os adubos NPK nas seguintes versões: NPK 20 20 20 ou NPK 10 10 10.

    Contudo existe outra adubação por exemplo essa orgânica abaixo:

    https://www.jardimdasorquideasonline.com.br/esse-adubo-gerar-muitas-raizes-nas-orquideas/

    3- Como regar uma Orquídeas Terrestres:

    como regar uma Orquídeas Terrestres

    Antes de mais nada para entender como cuidar de orquídeas terrestres, é preciso saber a hora certa de regá-las e as condições ideais de luminosidade.

    Orquídeas terrestres geralmente gostam muito de água. Porem antes de regá-las verifique como está o solo:

    > Passe o dedo sobre o substrato da orquídea e dê um mergulho.
    > Regue se estiver seco, ou se não estiver muito úmido (quase seco).
    > Mas se a umidade dele estiver boa, espere um dia e verifique novamente.
    > Normalmente regue 2 a 3 vezes por semana.

    Por último, a iluminação deve ser sempre indireta.

    Conheça agora algumas espécies desse gênero:

    Existem varias espécies de Orquídeas Terrestres, mas vamos ressaltar aqui 04 espécies mais populares é elas são:

    1- Orquídea Bambu:

    orquídea bambu

    Ao contrário das outras orquídeas, esse é um gênero muito pequeno com apenas uma espécie de orquídea, Arundina graminifolia. Porém comumente conhecida como orquídea bambu, esta espécie terrestre pode atingir de 70cm a 2m de altura.

    2- Orquídea Sobrália:

    Orquídea Sobrália

    Em primeiro lugar vamos falar sobre a orquídea Sobrália, um gênero com mais de 100 espécies nativas do México e América do Sul, contudo sendo a maioria terrestre e podendo atingir 2 metros de altura. Foi proposto em 1794 por Ruiz & Pavón no município de Flora Peruvianae.

    3- Orquídea Phaius:

    Orquídea Phaius

    A princípio essa é a planta terrestre mais famosa do gênero, também conhecida como chapéu-de-freira ou orquídea-do-pantanal. Esta orquídea pode ser encontrada em solos mais alagados, especialmente perto de pântanos nos trópicos.

    5- Orquídeas Phragmipedium:

    orquídeas Phragmipedium

    As orquídeas Phragmipedium não são exatamente terrestres, pois são epífitas em alguns casos e existem 24 espécies. Além disso, suas raízes são suculentas e essas plantas raramente florescem, mas são grandes. O gênero foi criado por Robert Rolge em 1896 e é nativo da América tropical.

    6- Orquídea Spathoglottis:

    orquídea Spathoglottis

    Por último, o gênero Spathoglottis, com cerca de 40 espécies, é um gênero de orquídeas terrestres estabelecido em 1825. A orquídea dominante do gênero é Spathoglottis replica.

    Nativas do Sudeste Asiático e do Sudoeste do Pacífico, ao contrário das orquídeas anteriores, as orquídeas deste gênero são conhecidas por seu perfume, que é muito parecido com o das uvas. Seu cultivo é muito parecido com a orquídea bambu.

    GOSTOU DESSA DICA?

    Aprenda muito mais… Acessando mais Dicas gratuitas aqui do site!

    Posts Similares

    1 Comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *